SLUMP TEST
É o ensaio que se faz com o concreto ainda no estado plástico para medir a sua *consistência. Quanto mais seco o concreto estiver, menor será o seu Slump Test, e mais difícil será a sua aplicação, na maioria dos casos.
Com o concreto ensaiado, enche-se o tronco de cone (um funil vazado dos dois lados), de diâmetro variável de 10cm a 20cm e com altura de 30cm. O enchimento deve ser feito em três camadas de igual volume, onde aplicamos 25 golpes com bastão de aço, para adensá-lo. Ao terminar o preenchimento do tronco, suspendemos lentamente o mesmo. O “bolo” de concreto sofrerá, então, um abatimento, ou seja, desmanchará parcialmente. Em seguida, utilizando-se de uma régua ou trena e tomando o cone como referência, medimos o abatimento.
*A consistência é um dos principais fatores que influenciam na trabalhabilidade do concreto.
O que costuma ocorrer, em casos de difícil aplicação, é que o encarregado do concreto, para obter uma melhor trabalhabilidade, pede adição de água, o que altera as características do concreto.
A relação agua e cimento é essencial para resistência do concreto e não pode ser quebrada. Não é possível remediar sem correr riscos. Portanto, o correto é sempre fazer ou comprar um concreto de acordo com o especificação do projeto elaborado pelo profissional habilitado, no caso, O Engenheiro Civil.