PEÇAS DE CONCRETO PARA PAVIMENTAÇÃO
As condições exigíveis para aceitação de peças pré-moldadas, destinadas a pavimentação vias públicas, pátio de estacionamentos e similares, segundo as Normas Técnicas e de Desempenho interpretadas por profissionais da Construção Civil devem ser obedecidas.
Requisitos - obrigações do fabricante
Requisitos (NBR 9.781): formatos, aspectos gerais, espaçador de juntas, chanfro, ângulo de inclinação, absorção de agua e resistência a brasão.
Durabilidade: resistência ao ataque químico, resistência ao desgaste e vida útil de projeto do produto(VUP) – mínima de 13 anos (NBR 15.575-1). Também deve especificar serviços de manutenção, com condições e equipamentos necessários a realização dos mesmos.
Qualidade: produto é qualificado ou certificado, o programa, a entidade coordenadora geral, a entidade gestora técnica ou o Organismo de Certificação do Produto(OCP).
Resistência de no mínimo 35 MPa para tráfego leve a moderado e mínimo de 50 MPa para tráfego pesado
Riscos do não atendimento
- A utilização de peças que não atingem a resistência mínima, ou estejam quebradas, compromete a qualidade da obra, gerando abrasão das peças, rachaduras e peças soltas.
- A variação dimensional das peças compromete o alinhamento, provocando juntas com grande espessura; consequentemente, há facilidade das peças se destacarem, além de um resultado esteticamente ruim.
NORMAS RELACIONADAS
ABNT NBR 9.781:2013 – Peças de Concreto para Pavimentação – Especificação e Método de Ensaio
ABNT NBR 15.953:211 – Pavimentação Intertravado Com Peças de Concreto – Execução
ABNT NBR 15.575-3:2013 – Edificações Habitacionais – desempenho – Parte 3: Requisitos para os Sistemas de Pisos.
Fonte: Construnormas – Editora Pini PDBrasil-informações técnicas |